O que significa curso de cuidador de idosos online com certificado?



Gislaine Alves de Souza, Doutoranda, Programa do Pós-Graduaçãeste em Saúde Coletiva, Fiocruz Minas, Fundaçãeste Oswaldo Cruz, Instituto René Rachou, Núcleo por Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Karla Cristina Giacomin, Mfoidica geriatra, Prefeitura de Belo Horizonte, Secretaria Municipal de Saúpor, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Josfoilia Oliveira Araújo Firmo, Pesquisadora, Instituto René Rachou, Fundaçãeste Oswaldo Cruz, Núcleo por Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento, Fiocruz Minas, Belo Horizonte, MG, País do futebol.


Imagem: Ritika S em Unsplash

ESTES pesquisadores do Núcleo de Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento desenvolvem projetos em saúdo pública, utilizando ênfase em saúpor da pessoa idosa. No doutorado do Programa de Pós-graduação em Saúpor Coletiva do Instituto René Rachou, uma pesquisa investigou as evidências científicas a respeito do cuidado à pessoa idosa frágil na comunidade, na percepçãeste da própria pessoa idosa. O artigo “Este cuidado com as vizinhos idosas frágeis na comunidade: uma revisão integrativa” publicado na Revista Brasileira por Geriatria e Gerontologia (vol. 23, no. seis), por meio de uma revisãeste integrativa descobriu que a percepçãeste da pessoa idosa Derivado do a fragilidade difere daquela da literatura biomédica de que aponta de modo a reversibilidade dessa condição.

De modo a a pessoa idosa, a fragilidade é percebida tais como 1 rótulo negativo, usando piora gradual e qual inclui tanto dimensões físicas quanto psicossociais, identificáveis conforme os níveis do saúde e participaçãeste social. Esses elementos contribuem de modo a aprimorar a compreensão da dinâmica do cuidado e adequar ESTES serviços e estratégias políticas de modo a esse público, as quais efetivamente possibilitem o alcance da integralidade e superioridade do vida dessa populaçãeste. Nesta entrevista, Gislaine Alves do Souza, doutoranda em Saúde Coletiva aborda as contribuições do artigo de modo a melhorar este cuidado a pessoa idosa frágil.

1. Qual este diferencial desse artigo?

As vizinhos idosas frágeis representam a maior parte daqueles de que necessitam do cuidados informais, formais e Destes serviçESTES por saúpor. Assim, constitui uma preocupação para a saúde pública. Contudo, a integralidade do cuidado depende do ponto do Aspecto do receptor, do AS SUAS experiências, e pouca literatura aborda a ótica da pessoa idosa frágil pelo âmbito comunitário. A perspectiva dessa populaçãeste permanece relativamente desconhecida. Logo, sintetizar evidências científicas é relevante para melhorar a assistência e os cuidados do saúdo.

2. Tais como a revisãeste integrativa foi sistematizada?

A Procura Destes artigos foi realizada na base por dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), da Medical Literature Analysis and Retrieval System (Medline), Web of Science, Scopus e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Nas buscas os termos frail elderly, standard of care, culturally competent care, care; elderly, care, fragility; older adults, care, fragility; frail older people, care; frailty, old, care foram pareados usando o uso do operador booleano “and”. Os critfoirios do inclusãeste foram artigos apresentados completos e por entrada livre; publicados entre 2014 e 2019; escritos em língua portuguesa, inglesa, espanhola ou francesa. Foram identificados seis.103 artigos, realizou-se a leitura do resumo de 3.556 artigos selecionando-se 110 que após a exclusão dos artigos duplicados e leitura na integra 28 artigos foram incorporados a essa revisãeste.

3. Saiba como é vista a fragilidade pelas pessoas idosas frágeis?

Aparece discrepância entre a operacionalização da fragilidade em contextos clínicos e a compreensão DE pessoas idosas. Elas nãeste se identificam com ESTES critérios objetivos (definição fenotípica) por diagnóstico e o sentimento do fragilidade varia dependendo de os níveis do saúde e a participaçãeste em atividades físicas e sociais. É recorrente a visão da pessoa idosa da fragilidade saiba como um rótulo negativo, prejudicial, rejeitado e associado a piora das condições por saúde, diminuiçãeste da participação e aumento da estigmatização. Vista tais como inevitável, permanente, irreversível e decorrente do envelhecimento, a fragilidade, embora para certos facilite a obtençãeste do assistência, é 1 termo pouco aceito pelas vizinhos idosas de modo a descreverem sua própria situaçãeste por saúdo. Isso demanda uma inovaçãeste na comunicaçãeste a tal populaçãeste.

4. Quais necessidades e prioridades aparecem na percepçãeste da pessoa idosa?

As vizinhos idosas frágeis visualizam tais como prioridade: permanecerem pelo seu domicílio e se manterem independentes este máximo do tempo possível, preservando sua própria habilidade de modo a este autocuidado e de modo a as atividades de que consideram importantes, desprovido depender do 1 terceiro. Este apoio psicossocial na comunidade e a escuta às AS SUAS demandas sãeste elencados por eles tais como fundamentais para curso de cuidador de idosos o bem-estar, reduzindo ansiedade e hospitalização. Nessa perspectiva, a solidão é 1 problema qual aumenta a utilizaçãeste Destes serviçESTES. Referem 1 sentimento por despersonalizaçãeste quando nãeste estãeste envolvidos nas decisões acerca do seus cuidados.

As vizinhos idosas visualizam ter que os serviços ofertarem cuidados Muito mais heterogêneos, personalizado conforme os tópicos de vida diária importantes para cada pessoa, possibilitando a manutenção de sua autonomia apesar da incapacidade. Como igualmente ações direcionadas aos aspectos afetivos, psicossociais, espirituais, ambientais, e de apoio aos seus cuidadores. Os achados sinalizam para adequações Destes serviçESTES às necessidades por saúpor da populaçãeste idosa frágil, de que favoreçam um modelo do cuidado integral. Ao longo do envelhecimento, o apoio e a escuta à pessoa idosa e aos seus cuidadores são necessários para aumentar a segurança pelo cuidado e sentir melhoramentos a comunicaçãeste considerando as escolhas por entendimento utilizando ESTES interesses desse público.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *